quarta-feira, 29 de junho de 2011

Acessibilidade em Ecoturismo e Turismo de Aventura

Abeta e MTur lançam Manual de Boas Práticas Aventura Segura – Acessibilidade em Ecoturismo e Turismo de Aventura

Qua, 20 de Abril de 2011 16:04
Uma das publicações do Programa Aventura Segura, manual é referência para o segmento no atendimento às necessidades e expectativas de pessoas deficientes ou com mobilidade reduzida
Brasília, DF (19/04/2011) - Belo Horizonte, MG – O Programa Aventura Segura criou o Manual de Boas Práticas Aventura Segura – Acessibilidade em Ecoturismo e Turismo de Aventura. O objetivo é orientar empresários e profissionais que trabalham com o Ecoturismo e o Turismo de Aventura, sobre as práticas acessíveis (acessibilidade) a pessoas deficientes ou com mobilidade reduzida.
Mais do que uma iniciativa para orientar empresários e profissionais no atendimento a um público específico do Ecoturismo e do Turismo de Aventura, o manual atende ao cumprimento de um direito e a prática da cidadania.
O manual é uma forma de construção e disseminação de conhecimento referente a este público bastante específico. A intenção é qualificar empresas e profissionais do Ecoturismo e do Turismo de Aventura a fim de atender a demanda gerada por clientes deficientes ou com mobilidade reduzida. É uma literatura que orienta os passos iniciais que uma empresa pode seguir para atender estes turistas, entre elas a infraestrutura do atrativo turístico e as qualificações dos profissionais que atuam no atendimento, para que este manual seja referência para a acessibilidade nas atividades do Turismo de Aventura e do Ecoturismo no Brasil.
O manual é, também, uma ferramenta para a adaptação dos recursos e serviços das atividades de Turismo de Aventura, com base na Norma Técnica “ABNT NBR 15331 – Turismo de aventura – Sistema de gestão da segurança - Requisitos”, tornando-a clara, dinâmica e compartilhada entre as empresas que implementarão estes serviços em sua operação de Turismo de Aventura.
Mercado em expansão – Questionários e análises mostram que, mesmo com alguma deficiência ou limitação, muitas pessoas têm o interesse ou já praticaram atividades de Ecoturismo e Aventura. O principal impedimento está na carência de produtos e serviços acessíveis. A partir daí, fez-se necessária a elaboração do manual para que empresas e profissionais possam compreender as demandas desse público, que cresce consideravelmente.
O material apresenta, de forma simplificada, informações e características das pessoas deficientes ou com mobilidade reduzida, a fim de orientar empresários e profissionais de turismo de aventura e ecoturismo na adaptação de suas operações e na adoção de procedimentos que promovam a acessibilidade.
O programa Aventura Segura é uma iniciativa do Ministério do Turismo e do Sebrae Nacional, com execução da Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta).
Fonte: Ministério do Turismo; 20/04/2011 

Nenhum comentário: